Concepção de sistema off-grid com baterias de lítio

Concepção de sistema off-grid utilizando baterias de lítio e placas fotovoltaicas para fornecimento de energia em corrente contínua.

O sistema off-grid é necessário em lugares remotos, onde não se tem acesso à rede de energia elétrica, podendo assim utilizar a tecnologia fotovoltaica para gerar energia e alimentar equipamentos em lugares afastados.

Para que esse sistema seja funcional é de extrema importância que os equipamentos continuem alimentados na parte da noite e em dias chuvosos, onde não se tem a presença do Sol para a geração de energia, garantindo assim a autonomia do sistema durante algumas horas ou dias conforme a necessidade do cliente, até que a geração retorne.

A fim de garantir a autonomia do sistema, é necessário o dimensionamento de bancos de baterias para armazenar a energia gerada durante as horas de geração. Um ponto diferencial nos projetos off-grid desenvolvidos pela PSO é a utilização das baterias de lítio para o armazenamento da energia gerada, garantindo assim um maior aproveitamento e autonomia do sistema.

Com o propósito de otimizar o sistema e garantir que esteja sempre em pleno funcionamento, a PSO desenvolveu um completo Sistema de Monitoramento Remoto (hardware e software) de diversas grandezas elétricas utilizando protocolos seguros e servidores confiáveis, podendo prever tendências e antecipar possíveis falhas. Desta forma é possível realizar uma manutenção preventiva para garantir a continuidade do fornecimento de energia elétrica.