A PSO Engenharia, realizou estudos para adequação da PDA de uma grande usina siderúrgica em Minas Gerais. Neste trabalho, aproximadamente 2.000 estruturas/edificações foram inspecionadas, abrangendo as áreas internas da planta na sua totalidade. Para a elaboração dos relatórios de inspeção, foram feitos levantamentos fotográficos aéreos, por meio de drones, e terrestres. Foram feitas também medições de continuidade nas malhas de aterramento das estruturas para a verificação da integridade das malhas. Para cada uma dessas estruturas, foi realizada a análise de risco conforme ABNT NBR 5419:2015, o que determina a necessidade ou não do SPDA ou de medidas de proteção contra surtos.
Após a fase de levantamento de campo, a equipe de engenharia enfrentou o desafio de produzir aproximadamente 2.500 relatórios em um prazo curto. Para superar essa questão, foi desenvolvido o NR10report®, um software em nuvem que permite que o usuário insira os dados e fotos do levantamento de campo, selecione as não conformidades correspondentes e obtenha um plano com ações mitigadoras. Além disso, o software gera o relatório de inspeção a ser verificado pela equipe de engenharia.
Após as análises conduzidas e entrega dos documentos, esta unidade industrial pôde contar com uma extensa base de informações para dar continuidade ao processo de adequação, a fim de reduzir os efeitos causados pelos fenômenos climáticos naturais durante a ocorrência de descargas atmosféricas.