SPDA

Soluções para Proteção contra Descargas Atmosféricas

Medidas de proteção contra as descargas atmosféricas (PDA)

Embora seja impossível prevenir a ocorrência de descargas atmosféricas, um fenômeno natural, é possível adotar medidas de proteção contra descargas atmosféricas (PDA) para minimizar os danos. Essas medidas visam proteger edifícios e equipamentos, direcionando a energia das descargas de forma segura. 

Os sistemas de proteção contra descargas atmosféricas (SPDA) e as medidas de proteção contra surtos (MPS) são exemplos de abordagens utilizadas para garantir a segurança e a integridade das estruturas.

A PSO Engenharia Elétrica é uma empresa especializada nesse assunto, atuando desde 2010 em todas as etapas relacionadas à proteção contra descargas atmosféricas. Seus serviços abrangem o projeto, instalação e manutenção dessas medidas de proteção, garantindo a segurança e a integridade dos edifícios e equipamentos.

É composta pelo cálculo de gerenciamento de risco que verifica a necessidade de instalação da PDA e identifica qual será o nível de proteção necessário para a edificação ou estrutura.

Nesta etapa são elaborados e/ou revisados desenhos em escala que mostram todos os componentes e posicionamento do SPDA com o fornecimento de lista de material para compra.

As inspeções são realizadas de forma detalhada conforme a ABNT NBR 5419:2015 e tem como objetivo avaliar a integridade de toda a PDA e as não conformidades em relação a norma vigente. Nesta fase é realizada a inspeção do subsistema de captação com a utilização de drones, inspeção técnica no subsistema de descida, inspeção técnica e ensaios no subsistema de aterramento e verificação da existência dos documentos técnicos obrigatórios.

As inspeções são realizadas de forma visual a cada seis meses conforme o item 7 da ABNT NBR 5419-3:2015 e tem como objetivo avaliar a integridade do SPDA.

Neste tópico fornecemos os seguintes tipos de ensaio:

– Medição de continuidade elétrica da malha de aterramento: Os ensaios são realizados para verificar a continuidade elétrica da malha de aterramento e suas conexões.

– Medição de continuidade elétrica das armaduras: Os ensaios são realizados durante a construção da edificação com o objetivo de verificar a continuidade elétrica de pilares e trechos na fundação e após a instalação da proteção para que seja verificado a continuidade de todo o sistema.

– Medição de resistividade do solo: Este ensaio é realizado em locais onde há necessidade de instalação de SPDA classe I ou II e os resultados são utilizados no dimensionamento da malha de aterramento.

Este documento é emitido após a instalação e/ou adequação da PDA evidenciando que a proteção está em conformidade com a norma vigente.

A eficácia da PDA está relacionada diretamente com a sua execução. Quando a instalação do SPDA é acompanhada por profissional qualificado e habilitado conseguimos garantir que a obra atenda a todos os requisitos da norma vigente. O acompanhamento é de extrema importância pois conseguirá detectar inconsistências em momento real bem como os ajustes necessários, evitando custos com adequações no momento da emissão do laudo de inspeção.

A PSO Engenharia Elétrica auxilia a CONTRATANTE a desenvolver um plano de inspeção das medidas de proteção contra surto, elaborando um guia de inspeção com todos os documentos e especificações necessários para o monitoramento das proteções.

Execução da obra, instalação ou adequação da PDA conforme os documentos técnicos.

Elaboração de orçamento estimativo necessário para a adequação da PDA na empresa.

Elaboração de procedimentos que visam a segurança de pessoas no momento da ocorrência de descargas atmosféricas.

Realização de treinamento “in company” com os seguintes módulos:

– Gestão da PDA;
– Inspeção visual semestral;
– Inspeção técnica periódica;
– Elaboração de projetos e gerenciamento de risco;
– MPS (Medidas de Proteção contra Surtos).

Sua empresa está precisando de
algum dos nossos serviços?