Análise de Risco e Laudo de Inspeção do SPDA

Análise de Risco e Laudo de Inspeção do SPDA de uma empresa do ramo de siderurgia – MG

A Proteção contra Descargas Atmosféricas (PDA) consiste em um conjunto de medidas que visam a redução dos riscos associados às descargas atmosféricas. As orientações para o dimensionamento da proteção são apresentadas na norma ABNT NBR 5419:2015 em todas as suas partes.

A PSO Engenharia sendo uma empresa especializada nestes serviços, em 2020 realizou estudos para adequação da PDA de uma siderúrgica em Minas Gerais. Ao longo dos 12 meses deste trabalho foram realizados levantamentos de dados em campo, inspeções com drone, medições de continuidade das malhas de aterramento, dentre outros, para elaboração das análises de risco e laudos de inspeção visando a adequação de todo complexo industrial à norma vigente.

Após as análises conduzidas e entrega dos documentos, esta unidade industrial pôde contar com uma extensa base de informações para dar continuidade ao processo de adequação, a fim de reduzir os efeitos causados pelos fenômenos climáticos naturais durante a ocorrência de descargas atmosféricas.