O aterramento pode ser definido como um sistema utilizado para evitar desequilíbrios na tensão elétrica de uma instalação qualquer. Um dos objetivos de um sistema de aterramento é oferecer um caminho seguro, controlado e de baixa impedância em direção à terra para as correntes induzidas por descargas atmosféricas (raios).
Um sistema de aterramento mal projetado, mal instalado ou em condições não adequadas de funcionamento pode não proporcionar a eficiência necessária para a proteção de vidas e de equipamentos.
Neste serviço, o sistema de aterramento de tanques de combustível de uma grande empresa de açúcar e álcool de São Paulo foi avaliado. Estava ocorrendo a queima de instrumentos eletrônicos instalados sobre os tanques, na ocorrência de descargas atmosféricas.
Em março de 2020 a PSO realizou visitas em campo para avaliar o sistema de aterramento. Foram feitas inspeções visuais, medições de continuidade da malha e de resistência de aterramento. Como resultado do estudo, foram feitas sugestões de melhorias no sistema, que tratavam da manutenção, adequação de interligações, instalação de supressores de surto e do sistema de proteção contra descargas atmosféricas.