A ENEL X contratou a PSO Engenharia Elétrica para a realização da adequação de 439 subestações do Itaú S.A. em todo o Brasil, visando a migração para o Ambiente de Contratação Livre (ACL). O projeto é conduzido em conjunto com a ENEL X, uma empresa global de energia especializada em engenharia e montagens elétricas, presente em mais de 30 países. A expectativa é que todas as unidades do Itaú migrem para o mercado livre de energia elétrica até o final de 2024.
O projeto foi dividido em duas etapas: A primeira, realizada entre outubro e dezembro de 2022, envolveu trabalhos de engenharia, incluindo inspeções nas subestações, elaboração de relatórios técnicos e diagramas unifilares. Essas informações foram utilizadas para detalhar as atividades que serão executadas para adequar as instalações aos padrões mínimos exigidos pelas concessionárias de energia. A segunda etapa iniciou-se em janeiro de 2023 e está focada na execução, com trabalhos como construção de novas cabines, montagem e instalação de painéis do sistema de medição e faturamento (SMF), substituição dos cabos blindados de medição, transformadores e disjuntores de média tensão, adequação das baias de medição, proteção e transformação, além de outras atividades indicadas nos laudos de vistoria das concessionárias.
O Itaú está empenhado em reduzir o impacto ambiental e contribuir para a transição para uma economia de baixo carbono, e esta iniciativa faz parte desse compromisso. A PSO Engenharia Elétrica tem orgulho de contribuir para o sucesso deste projeto.