Entenda a importância dos estudos de proteção voltados à parametrização de relés nas indústrias

Relés são dispositivos eletromecânicos ou eletrônicos (microprocessados ou não) utilizados para proteger equipamentos elétricos (transformadores, motores, geradores, linhas de transmissão, dentre outros) contra falhas e anomalias no sistema elétrico. A definição dos parâmetros nestes componentes dispostos nos sistemas elétricos constitui a etapa mais relevante na análise de desempenho do subsistema de proteção das instalações, e devem ser descritos em um estudo de parametrização de relés que, em muitos casos, são elaborados em conjunto com o estudo de coordenação e seletividade.

O estudo de parametrização de relés envolve a análise detalhada das características do sistema elétrico e define como será o comportamento dos relés de proteção quando da ocorrência de perturbações perniciosas, identificando os parâmetros necessários para assegurar a integridade das instalações. Dentre as principais definições destacam-se as escolhas das funções de proteção a serem habilitadas nos dispositivos e quais devem ser as configurações destas para  garantir que os relés operem de maneira eficaz, detectando e isolando falhas de forma rápida, precisa e, sempre que possível, rastreável.

A importância da parametrização adequada de relés para as instalações elétricas é significativa por diversos motivos:

Proteção do Equipamento: A definição das funções de proteção e correta parametrização dos relés permite proteger os equipamentos elétricos contra várias anomalias que podem ocorrer nas instalações, como sobrecorrentes (sobrecarga ou curto-circuitos), sub/sobretensões, perda de sincronismo dentre outras adversidades que possam afetar a continuidade de fornecimento de energia elétrica.

Segurança dos Trabalhadores: Uma resposta rápida e assertiva dos relés contribui para a segurança dos trabalhadores, minimizando os efeitos associados a acidentes elétricos.

Continuidade Operacional: A detecção eficiente de falhas pelos relés permite uma rápida intervenção para isolar a parte defeituosa do sistema, contribuindo para a continuidade operacional das instalações industriais.

Redução de custos: Detectar a causa da falha e o local reduz o tempo de análise, o que permite restabelecer o fornecimento energético em menor tempo após a ocorrência de falhas.

Conformidade com Normas e Regulamentações: Muitas indústrias estão sujeitas a normas e regulamentações específicas relacionadas à proteção elétrica. A parametrização adequada dos relés é essencial para garantir a conformidade com essas diretrizes.

Otimização do Desempenho: Ajustar os parâmetros dos relés conforme as características específicas do sistema elétrico e do equipamento a ser protegido contribui para otimizar o desempenho global do sistema de proteção.

A parametrização adequada de relés é indispensável na garantia da confiabilidade e segurança dos sistemas elétricos industriais, assegurando o aprimoramento da continuidade do fornecimento de energia adequada às instalações e proteção dos equipamentos essenciais para as operações industriais. A equipe técnica da PSO Engenharia Elétrica possui a expertise necessária para auxiliar a sua indústria neste desafio! Conte conosco!