Gestão NR10

Atendimento integral a NR10 e demais normas técnicas.

Segurança para seu negócio

Gestão de Projetos

Prontuário das Instalações Elétricas – PIE

O PIE é uma “memória dinâmica” contendo informações pertinentes às instalações elétricas de caráter obrigatório para empresas com carga instalada superior a 75 kW. Conforme a NR10, ele deve conter no mínimo:
a) conjunto de procedimentos e instruções técnicas e administrativas de segurança e saúde implantadas e descrição das medidas de controle existentes;
b) documentação das inspeções e medições do sistema de proteção contra descargas atmosféricas e aterramentos elétricos;
c) especificação dos equipamentos aplicáveis de proteção coletiva e individual e o ferramental;
d) documentação comprobatória da qualificação, habilitação, capacitação, autorização dos trabalhadores e dos treinamentos realizados;
e) resultados dos testes de isolação elétrica realizados em equipamentos de proteção individual e coletiva;
f) certificações dos equipamentos e materiais elétricos em áreas classificadas;
g) relatório técnico das inspeções atualizadas com recomendações, cronogramas de adequações, contemplando as alíneas de “a” a “f”.

O PIE deve ser organizado e mantido atualizado e permanecer à disposição dos trabalhadores envolvidos nas instalações e serviços com eletricidade. Os documentos técnicos previstos no PIE devem ser elaborados por profissional legalmente habilitado.

A PSO Engenharia Elétrica tem uma equipe especializada composta de engenheiros eletricistas e de segurança para auxiliar as empresas na organização do PIE mediante elaboração de toda documentação técnica e gerencial necessária para atender às alíneas a) até g) apresentadas anteriormente.

1. Diagnóstico NR10

• O diagnóstico do sistema de gestão da segurança elétrica da empresa permite verificar o percentual de implementação dos requisitos da NR 10. São avaliadas todas as documentações existentes contemplando aspectos administrativos, técnicos e procedimentos de segurança.

2. Diagrama Unifilar

• Elaboração ou revisão do diagrama unifilar geral.

3. Relatório Técnico das Inspeções (RTI)

• Realização da inspeção das instalações elétricas em campo conforme NR-10, NBR-5410, NBR-14039 e normas aplicáveis correlatas.
• Elaboração do RTI com plano de ação e orçamento estimado para implementação das adequações.

4. Proteção contra Descargas Atmosféricas (PDA)

• Elaboração do Laudo de Inspeções do SPDA de acordo com a NBR-5419-3:2015. Neste trabalho são realizados: inspeção visual das descidas e malhas, inspeção dos sistemas de captação por meio do uso de Drones, medição da continuidade da malha de aterramento, diagnóstico da situação atual do SPDA e recomendações de melhorias.

• Elaboração de um Relatório Técnico de Riscos de Descargas Atmosféricas com base no gerenciamento de risco da NBR-5419-2:2015 para identificação dos locais onde se faz necessário ou não a instalação do sistema de Proteção Contra Descargas Atmosféricas (PDA).

• A partir dos resultados obtidos, é elaborado um Projeto Executivo para a adequação das não conformidades com base na NBR-5419:2015 em suas 4 partes, constituído de desenhos, especificação dos sistemas, dispositivos de supressão de surto (DPS) memorial descritivo, memorial de cálculo e listas de materiais.

• Elaboração de orçamento estimativo para adequação da PDA na empresa.

5. Laudo de Aterramento e Equipotencialização

• Elaboração de Laudo Técnico atestando o estado atual da malha de aterramento e a interligação desta com as massas metálicas. São realizadas medições de resistência de terra e continuidade das malhas de acordo com os métodos preconizados nas normas técnicas cabíveis.

6. Determinação da Energia Incidente proveniente do arco elétrico

Para cálculo do APTV e determinação das medidas de controle contra arco elétrico, são realizados três estudos:
• Estudo de Curto-Circuito;
• Estudo de Energia Incidente (Arc Flash);

• Estudo de Proteção e Seletividade.

7. Elaboração de Procedimentos e instruções técnicas conforme NR10

Elaboração de Procedimentos e instruções técnicas conforme NR10

8. Laudo de Periculosidade em Eletricidade – ANEXO IV / NR16

9. Treinamento PIE

• Realização de treinamento “in company” para apresentação aos operadores do sistema elétrico (eletricistas, técnicos em elétrica e coordenadores) sobre toda a documentação do PIE e os procedimentos para intervenção no sistema elétrico.

10. Plano de Ação e Orçamento Estimado para adequação da empresa à NR10

Para auxiliar na manutenção e gestão do PIE, foi desenvolvido o sistema PIEgestor, totalmente para web, de forma a permitir que o cliente tenha acesso a toda documentação elaborada, aos relatórios contendo o status do enquadramento à NR10, avisos automáticos sobre o vencimento de documentos dentre outras funcionalidades para facilitar o trabalho dos gestores NR10 nas empresas.

Sua empresa está precisando de algum dos nossos serviços?