Projeto e Montagem das instalações elétricas para carregamento de empilhadeiras com baterias de lítio

A elaboração do projeto é fundamental para o sucesso das instalações elétricas. Por vezes negligenciado, o projeto permite que sejam evitados diversos problemas como subdimensionamentos, desligamentos na partida, sobrecargas, dentre outros.

Neste trabalho a PSO desenvolveu um projeto completo para alimentação de 13 pontos de tomada para conexão de carregadores de bateria de lítio de empilhadeiras elétricas. Com base no estudo de demanda que considerou o fator de utilização e de simultaneidade das 13 tomadas, determinou-se a potência do transformador (13,8kV/380V) para suprir o novo subsistema elétrico. Projetou-se um sistema radial contendo um QGBT realizando a distribuição direta para as cargas terminais. No projeto foram determinadas as correntes de curto-circuito simétrica e assimétrica, quedas de tensão, seções de condutores multipolares, dimensões de leitos e eletrodutos, parâmetros de ajustes de disjuntores e relés. O projeto apresentou também as rotas, condutores, o QGBT e detalhes de instalação.

Baseado no projeto a PSO realizou a montagem das instalações elétricas numa fábrica de bebidas em Goiás. Foi instalado o transformador, sistema de aterramento, QGBT, linhas elétricas, passagem de condutores e tomadas industriais para conexão dos carregadores. Antes de realizar a entrega do serviço foram realizados os testes e ensaios preconizados pelo fabricante das empilhadeiras. O sistema foi entregue com sucesso em setembro de 2019 sem nenhuma ocorrência até o presente momento.