SPDA

Medidas de Proteção contra Descargas Atmosféricas

Medidas de proteção contra as descargas atmosféricas (PDA)

Não existem dispositivos capazes de alterar fenômenos climáticos a ponto de se prevenir da ocorrência das descargas atmosféricas. As medidas de proteção contra as descargas atmosféricas (PDA) são divididas em dois grupos:

• SPDA – Sistema de Proteção contra Descargas Atmosféricas
• MPS – Medidas de proteção contra Surtos

A PSO Engenharia Elétrica é especialista no assunto e atua desde 2010 em todas as etapas: projeto, instalação e manutenção das medidas proteção contra descargas atmosféricas.

Análise de Risco

É composta pelo cálculo de gerenciamento de risco que verifica a necessidade de instalação da PDA e identifica qual será o nível de proteção necessário para a edificação ou estrutura.

Projetos

Nesta etapa são elaborados e/ou revisados desenhos em escala que mostram todos os componentes e posicionamento do SPDA com o fornecimento de lista de material para compra.

Inspeção periódica

As inspeções são realizadas de forma detalhada conforme a ABNT NBR 5419:2015 e tem como objetivo avaliar a integridade de toda a PDA e as não conformidades em relação a norma vigente. Nesta fase é realizada a inspeção do subsistema de captação com a utilização de drones, inspeção técnica no subsistema de descida, inspeção técnica e ensaios no subsistema de aterramento e verificação da existência dos documentos técnicos obrigatórios.

Inspeção visual semestral

As inspeções são realizadas de forma visual a cada seis meses conforme o item 7 da ABNT NBR 5419-3:2015 e tem como objetivo avaliar a integridade do SPDA.

Ensaios

Neste tópico fornecemos os seguintes tipos de ensaio:

– Medição de continuidade elétrica da malha de aterramento: Os ensaios são realizados para verificar a continuidade elétrica da malha de aterramento e suas conexões.

– Medição de continuidade elétrica das armaduras: Os ensaios são realizados durante a construção da edificação com o objetivo de verificar a continuidade elétrica de pilares e trechos na fundação e após a instalação da proteção para que seja verificado a continuidade de todo o sistema.

– Medição de resistividade do solo: Este ensaio é realizado em locais onde há necessidade de instalação de SPDA classe I ou II e os resultados são utilizados no dimensionamento da malha de aterramento.

Laudo de conformidade

Este documento é emitido após a instalação e/ou adequação da PDA evidenciando que a proteção está em conformidade com a norma vigente.

Acompanhamento e fiscalização de obras

A eficácia da PDA está relacionada diretamente com a sua execução. Quando a instalação do SPDA é acompanhada por profissional qualificado e habilitado conseguimos garantir que a obra atenda a todos os requisitos da norma vigente. O acompanhamento é de extrema importância pois conseguirá detectar inconsistências em momento real bem como os ajustes necessários, evitando custos com adequações no momento da emissão do laudo de inspeção.

Plano de inspeção de MPS

A PSO Engenharia Elétrica auxilia a CONTRATANTE a desenvolver um plano de inspeção das medidas de proteção contra surto, elaborando um guia de inspeção com todos os documentos e especificações necessários para o monitoramento das proteções.

Montagem da PDA

Execução da obra, instalação ou adequação da PDA conforme os documentos técnicos.

Budget

Elaboração de orçamento estimativo necessário para a adequação da PDA na empresa.

Procedimentos de segurança

Elaboração de procedimentos que visam a segurança de pessoas no momento da ocorrência de descargas atmosféricas.

Treinamentos

Realização de treinamento “in company” com os seguintes módulos:

– Gestão da PDA;
– Inspeção visual semestral;
– Inspeção técnica periódica;
– Elaboração de projetos e gerenciamento de risco;
– MPS (Medidas de Proteção contra Surtos).

Sua empresa está precisando de algum dos nossos serviços?